Que desafios e oportunidades encontra o Jovem empreendedor brasileiro?

Categories: Blog,Café com Projetos,Marketing e Comunicação

Oportunidades para o Jovem Emprendedor Brasileiro

Oportunidades para o Jovem Emprendedor Brasileiro Imagem Patrícia Oliveira flicker Creative commons

Fábio é blogueiro e escritor do e-book 10 dicas de como trabalhar em casa.

Muitos consideram empreender uma arte, no entanto, o empreendedorismo e essencial para a renovação da economia. E Embora o sonho de ganhar a vida com uma nova ideia seja uma constante para 10 de cada 100 brasileiros. Para a maioria dos jovens empreendedores no Brasil, investir em novos negócios continua sendo ao mesmo tempo um desafio e uma ótima oportunidade.

Dentre os principais desafios se destacam a burocracia e problemas com networking. Uma pesquisa feita pela UMESP em 2006 apontou que o jovem empreendedor brasileiro ainda encontra no país um ambiente favorável a inovação mais frequentemente se depara com inimigos antigos como a burocracia, a dificuldade em contatar profissionais qualificados e problema relacionados a disciplina e organização.

De 2006 pra cá tivemos a explosão das redes sociais e uma multiplicação viral de sites e blogs sobre empreendedorismo. Mas o que aconteceu desde então? Será que empreender ficou mais fácil.

O Brasil encontra-se me um momento único. O cenário para empreender por aqui, nunca foi tão promissor. Os índices de desenvolvimento do país como PIB e IDH, estão melhores do que em qualquer momento no passado, o acesso a educação cresceu e estamos vivendo a expansão da internet banda larga, o que torna a comunicação digital mais acessível a muitos jovens que alguns anos atras tinham dificuldade de acesso a ferramentas e conhecimento capazes de fazer a diferença.

Capa da  cartilha do SEBRAE com dicas básicas para quem procura abrir uma empresa e criar organizações

E foi para estimular o aparecimento de mais casos como este e acelerar o desenvolvimento de novos negócios que o Sebrai  Sebrae lançou uma cartilha simples, prática e gratuita chamada de Manual do Jovem Empreendedor. A cartilha busca aproximar a criatividade dos jovens como o conhecimento testado dos especialistas de uma forma simples e acessível.

E este parece ter sido o caso do criador do DR. Resolve, David Pinto (25 anos),que abandonou o emprego para criar uma franquia de reparos e reformas que alcançou um lucro mensal de 3 milhões de Reais oferecendo serviços de reforma e manutenção de qualidade para donos de imóveis. E a ideia na mente de David devido a problema que teve enquanto reformava seu apartamento. O sucesso de David, deve-se ao fato de ele ter realizado duas coisas muito importantes para a economia, ele não só empreendeu, mas também inovou. Mas, como nem todos conhecem a diferença entre estas duas palavras separamos uma explicação abaixo:

Dr- Resolve quando a inovação vira sucesso

Empreender e inovar podem parecer a mesma coisa mas são atividades bem diferentes

A inovação não é a mesma coisa que o empreendedorismo? Embora estejam relacionados, e inovar pode ser parte do empreender, eles não necessariamente a mesma coisa. E em situações como esta, que ter acesso a informação de qualidade pode ser o diferencial na hora de alavancar um aspecto do empreendedorismo que anda sendo pouco utilizado por terras tupiniquins a inovação.

Enquanto empreendedor é a aquela pessoa que cria uma organização e que tem como objetivo impulsionar a economia e promover o desenvolvimento; o inovador é aquela pessoa que criar valor para clientes por meio de produtos e serviços que venham a satisfazer as novas necessidades deles, muitas vezes criando utilidades que os clientes nem tinham conhecimento. Uma busca rápida revelará que este foi e é o caso de empresas como Google, Facebook,Instagram e Apple. Elas não apenas empreendem, mas inovaram.

Empreendedor, Inovador ou ambos? Thomas Edson ao lado de sua invenção mais famosa a lâmpada elétrica.

Mesmo com um histórico diferente de países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Reino Unido, em que já existe toda uma infraestrutura voltada a facilitar o empreendedorismo e inovação, o Brasil ainda possui características impressionantes, e em alguns casos até contraditórias como o alto índice de empreendedores por 1000 habitantes. Entretanto o país ainda apresenta um alto número de obstáculos aos empreendedores mais jovens o que dificulta o trabalho e os sucessos desta geração acostumada a rapidez dos computadores, como burocracia, e a falta de recursos investidos na qualificação de empreendedores e inovadores jovens.

Mas qual é a importância de tudo isto?

A importância em entender toda esta história é enorme, porquê muitos dos problemas que são uma barreira ao empreendedor acabam sendo um verdadeiro estímulo ao empreendedor inovador. Considere a falta de recursos por exemplo. Enquanto um empreendedor vê nisto um problema a ser superado, a impossibilidade de financiamento; um empreendedor inovador vê uma oportunidade a ser aproveitada por meio de um novo produto ou serviço, idealizando muitas vezes a própria plataforma de investimento que ele precisa. Como exemplo disto temos o crowdsorcing.

Atualmente vivemos em meio a uma grande necessidade de material que inclua dicas práticas para os novos empreendedores. O livro 10 Dicas de Como Trabalhar em Casa é uma tentativa de providenciar algumas soluções. Mas precisamos de muitos outros visto o grande número de temas.

A dificuldade de organização nos lembra que empreender não é só colocar a mão na massa, mas fazer isto de maneira eficiente e prática. É verdade que thomas Edson tentou mais de 10.000 vezes até conseguir criar a primeira lâmpada elétrica. Mas, será que ele tentaria tantas vezes se tivesse uma fonte de informações tal como a internet? Ou se ele pudesse se comunicar com outras pessoas fazendo os mesmos experimentos em outras partes do mundo?

O ponto aqui é que de 1900 pra cá muita coisa mudou, novos conceitos sobre gerenciamento de pessoas e de projetos, soluções de conflitos, novas técnicas mo

tivacionais foram descritas. E são estes elementos que precisam compor a educação do inovador: sai a educação técnica formadora de burocratas e entra a educação prática capaz de formar mais do que funcionários e sim líderes e colaboradores. Uma educação que ensine a trabalhar em casa, em espaços de coworking e a fazer parcerias produtivas e acabe de vez com o apagão de talentos tão divulgado na mídia.

Author: Fabio Santos

Fábio estudou Transnational Communications and Global Media no Goldsmiths College, na Universidade de Londres. Escreve para seu blog o http://nuvendigital.com É apaixonado por Interactividade, empreendedorismo e o uso de tecnologia nas construções humanas. Também, gosta de trabalhar em blogs, produções audiovisuais (cinema) e tem uma atracão magnética por curiosidades sobre as interações entre ciência, o espaço e a sociedade humana. atualmente estuda Direito e, Salvador, também

8 Responses to "Que desafios e oportunidades encontra o Jovem empreendedor brasileiro?"

  1. Bruno Posted on 21 de setembro de 2012 at 9:37

    Olá, excelente matéria, porém, com uma gramática terrível.

    • Fabio Santos Posted on 21 de setembro de 2012 at 10:15

      Obrigado pelo comentário Bruno. Mas seria possível você indicar algum dos problemas gramaticais, assim poderemos melhorar os próximos textos. Obrigado pelo comentário.

      • Bruno Posted on 21 de setembro de 2012 at 11:29

        “…que o Sebrai lançou uma…” este foi um erro que me assustou kkkk, a não ser que você esteja se referindo a algum outro tipo de serviço, pois o correto seria Sebrae com “e”. Mas ainda assim, os erros não tiram o brilho da matéria.

        Ótimo assunto.

        • Fabio Santos Posted on 21 de setembro de 2012 at 12:12

          Obrigado Bruno, Pela dica, Já vou concertar o erro. Você sempre lê o EU? Qual sua área de empreendedorismo? Considera-se mais inovador ou empreendedor? Fico sempre muito feliz de receber comentário nos artigos daqui. O EU tem um público muito legal. Sinta-se em casa, nós apreciamos muito sua opinião.

          Desculpa pelo susto ai. Sebrai realmente chama a atenção. Sempre tenho os meus bad writing days ou dias de mal com a língua portuguesa. Ontem escrevi três textos e um outro certamente deu problema. Sobre o terceiro eu ainda não recebi o feedback, mas deve vir algo assim também. Mas não se preocupe quanto ao e-book, este foi escrito com um português melhor. Ao menos ninguém veio me reclamar dele até hoje hehe.

          Até mesmo em portais como o Yahoo há alguns erros que passam despercebidos (aproveito para fazer um merchandize – http://br.tv.yahoo.com/noticias/toda-sabedoria-chaves-seu-madruga-e-companhia-183700909.html). Se gostar do Chaves este foi um texto bom, o pessoal gostou muito, mas mesmo assim encontraram 3 erros lá. A diferença é que lá eu não posso concertar nada, só o pessoal da edição, ai os erros ficam para a eternidade.

          Sucesso e volte sempre

          • Bruno Posted on 27 de setembro de 2012 at 10:27

            Olá Fábio, quanto ao empreendedorismo, fui membro da AIESEC e atualmente estou “tentando” levantar a empresa júnior da minha faculdade. Concordo plenamente com uma questão que você levantou no seu texto, de que o jovem empreendedor no BRASIL enfrenta MUITA burocracia, mas isso acaba servindo como desculpa para os “falsos” empreendedores dizerem que não encontram espaço para o empreendedorismo. Acredito muito que mesmo com toda a burocracia, o Brasil apresenta um dos cenários mais promissores para o jovem empreendedor. Você é de que cidade? Qual sua área?

          • Fabio Santos Posted on 27 de setembro de 2012 at 18:51

            Olá Bruno, Obrigado por mais um ótimo comentário. A burocracia é certamente um empecilho, mas não precisa ser. Como você mesmo mencionou, muitas vezes ela serve de desculpa para a inatividade. O bom é que no próprio texto encontramos a solução, a inovação que tanto pode ser parte integrante do empreendedorismo, quanto uma maneira autossuficiente de se alcançar o sucesso pessoal ou de um grupo.

            Trabalho com comunicação, Tive o prazer de estudar sobre isto e empreendedorismo no Goldsmiths College e aprender um pouco mais sobre um dos elementos centrais do empreendedorismo atual. Atualmente vivo em Salvador da Bahia. O trabalho na Empresa Júnior deve ser muito interessante e produtivo. Está certamente ganhando muito conhecimento. Que por sua vez é um ótimo atalho para o sucesso. Você chegou a baixar o nosso e-book? 10 Dicas de como trabalhar em casa? Estamos coletando opiniões para a produção dos nossos próximos trabalhos.

  2. Fabio Santos Posted on 21 de setembro de 2012 at 11:03

    Algumas pessoas mencionaram problemas com a Dr- Resolve. Interessantemente, indico a todos com opiniões similares que postem os comentários, mesmo os negativos aqui no post, pois, assim posso responder a todos. Alem disso, o seu ponto de vista pode ser o ponto de vista de outro usuário. Desta forma criamos um diálogo.

  3. Thais Posted on 21 de setembro de 2012 at 11:09

    Parabéns pelo post,
    muito interessante, um assunto ótimo
    pouco trabalhado e tudo haver com nossa atual realidade mercadológica.

Deixe uma resposta